Posturas de yoga para a tireóide

Posturas de yoga para a tireóide

O yoga é considerado uma terapia complementar para várias patologias. Contribui, com as suas posturas e exercícios respiratórios, para minorar também as disfunções da tireoide, glândula situada na base do pescoço, cuja importante função consiste em produzir, armazenar e libertar para o sangue as hormonas tiroideias, essenciais à vida das pessoas, pois regulam o metabolismo, a pressão arterial, a frequência cardíaca, o colesterol, e a temperatura do corpo; controlam também o nosso peso corporal, a força muscular e interferem até nos estados emocionais e na capacidade de memória.
Quase todas as pessoas têm as suas limitações físicas, contudo isso não deve ser motivo de desespero nem para deixar de praticar yoga, caso seja uma atividade que faça sentido nas suas vidas.
Visamos aqui a partilha de algumas posturas físicas de yoga (āsana) indicadas para pessoas que sofram de doenças da tireoide. Não se pretende propriamente descrever como praticar essas posturas, mas tão somente listar exercícios e programas de sequências, que professores de yoga e praticantes possam adaptar para beneficiar condições de saúde específicas. Não vão curar nenhum desequilíbrio da tireoide, nem a ideia é substituir terapias ou medicações que estejam a fazer, é simplesmente um complemento que lhes trará bem-estar acrescido, tanto mais que o stress está frequentemente associado aos problemas de tireoide e neste caso o yoga é uma ajuda preciosa.
As poses que abaixo se descrevem estimulam a garganta, melhoram a circulação e o fluxo de energia à volta da tireoide, além de alongarem e fortalecerem o pescoço.
Qualquer uma das posturas deve ser feita sob vigilância de um professor acreditado e o praticante deve ser consciencioso, cuidadoso, respeitar os seus limites e saber “ouvir” os sinais que o corpo lhe dá, parando sempre que houver desconforto.

  • Invertida sobre os ombros / sarvaṅgāsana

É uma postura invertida e como tal ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a garganta e estimula-o a fluir para as glândulas existentes na parte de cima do corpo. Acredita-se que tenha efeito positivo na eficiência e função da tireoide pelo modo como o queixo dobra sobre o peito. Excelente para hipotireoidismo e como tal melhora o funcionamento do organismo, deixando-o menos lento e reduzindo o cansaço e eventual depressão.

  • Pose do arado/ halāsana

A tireoide recebe o mesmo estímulo como na invertida sobre os ombros.

  • Postura do peixe / matsyāsana

É uma contrapostura da invertida sobre os ombros e é muito efetiva na melhoria da função da tireoide. Deixar descair completamente a cabeça para trás estimula a tireoide através de uma grande exposição da zona da garganta.

  • Postura das pernas contra a parede / viparīta karani


Postura invertida restaurativa sem causar pressão no pescoço e que repõe o equilíbrio da tireoide, além de ser ótima para o alívio do stress.

  • Postura do gato / Marjaryāsana

Os movimentos fluídos da postura do gato estimulam a tireoide. Trazer o queixo ao peito na postura convexa e depois abrir o peito na postura concava e expor o chakra da garganta fazem com que o fluxo de sangue aflua a esta zona. Beneficia a circulação do fluido cerebrospinal, aumentando a energia. A ideia é focar a atenção na zona do pescoço ao movermo-nos nesta pose.

  • Postura do barco / Navāsana

A posição do pescoço tem influência positiva na tireoide. Deve manter-se as costas direitas e não colapsar para trás.

  • Postura do camelo / uṣṭrāsana



A ampla extensão do pescoço obtida nesta postura estimula a glândula tireoide e aumenta a circulação sanguínea nesta zona.

  • Postura da cobra / bhujaṅgāsana

Causa uma suave estimulação na glândula da tireoide e na garganta. Também podemos fazer suaves torções com a cabeça de um lado para o outro, olhando sobre um ombro e o outro e até focar o olhar nos pés lá atrás.

 

  • Postura da roda / chakrāsana ou ūrdhva dhanurāsana

Trabalha a abertura do coração, estimula o fluxo de energia na tireoide uma vez que há uma abertura na zona do pescoço. O alongamento do peito e dos pulmões proporciona energia acrescida. Além de estimular as glândulas da tireoide e pituitária, fortalece os braços, pernas e coluna vertebral.

 

  • Deitado em decúbito dorsal / śavāsana

É uma postura que parece fácil, mas, na verdade, é das mais difíceis para alguns, pois o corpo deve ficar completamente imóvel, enquanto a mente está ativa e consciente. Permite que o corpo relaxe, abandonado, e descanse completamente.
Ajuda a tomar consciência de alguns pontos de tensão que possam existir no corpo ou até focar a atenção na respiração, embora a ideia fundamental seja mesmo descontrair e deixar de controlar seja o que for.

Em suma, o yoga pode trazer benefícios à tireoide porque tanto as posturas físicas como os exercícios respiratórios variados induzem ao relaxamento e ajudam a diminuir o nível de stress, o que se revela de extrema importância para a saúde desta glândula.
Os aspetos benéficos registados incluem redução da fadiga e das dores musculares.
Os exercícios de yoga alongam e relaxam a zona do pescoço, onde se localiza a glândula da tireoide.
Alerta: os programas de exercícios de yoga para a tireoide devem iniciar-se gradualmente, com cautela e após avaliação médica.
Qualquer uma das posturas acima descritas não se limitam a quem sofra da patologia mencionada, pelo que podem e devem ser praticadas por todos nós.


Texto escrito por Cristina Diniz