Benefícios da meditação
Quais os benefícios físicos da meditação
Relaxamento de todo o corpo (músculos e nervos). A meditação melhora a função imunitária. Possibilita uma acrescida produção da hormona antienvelhecimento DHEA (A desidroepiandrosterona é uma substância convertida em hormonas tais como a testosterona e o estradiol). A DHEA é principalmente produzida pelas glândulas adrenais e é uma importante fonte de estrogénio para as mulheres. A meditação causa baixos níveis de colesterol. A meditação reduz a produção das hormonas de stress, incluindo cortisol e adrenalina.
Quais são os benefícios emocionais da meditação
Reconhecer que não somos as emoções e conseguir vê-las como energia a passar. Nós somos quem observa as emoções. Existe uma distância entre o observador e as emoções propriamente ditas. Aprendemos a controlar as nossas emoções, a dar tempo e a não as seguir imediatamente, especialmente se são negativas. A meditação melhora a inteligência emocional e ajuda a criar relações amorosas mais harmoniosas. Possibilita a consciência da nossa criatividade. A meditação aciona a libertação de dopamina e de oxitocina, relacionadas com o prazer e sentimentos de calma, alegria e recompensa.
Quais são os benefícios espirituais da meditação?
Ao aproximarmo-nos do nosso espírito, da nossa alma, aprendemos a seguir mais o nosso coração, a nossa intuição. O nosso ser interior é pura calma, puro amor e pura beatitude. Passamos a conhecer esta paz, este silêncio, esta quietude que são a nossa verdadeira natureza. Ao contactarmos com o nosso espírito, deixamos ir o ego, a psique, a conversa mental. A meditação permite assim uma maior conexão com a intuição e o nosso ser espiritual.
Quais são os benefícios mentais da meditação?
A mente torna-se calma, deixa de ser o que chamamos de mente macaco, sempre a saltitar de um lado para o outro. Reconhecemos que existe um espaço entre pensamentos. Ocorre a libertação de serotonina, que nos acalma. Também aprendemos a focar a nossa mente, que se torna uma ferramenta para nosso uso e aprendemos a não nos envolvermos tanto com os nossos pensamentos. A meditação reduz e até pode aliviar completamente a ansiedade, a depressão e a insónia. Leva o cérebro a libertar neurotransmissores incluindo a dopamina (ajuda a manter o foco), a serotonina (relaxamento, efeito calmante, alivia a tensão), a oxitocina (redução do medo e da ansiedade) e endorfinas (reduzem sentimentos de dor e os efeitos colaterais do stresse). A meditação reduz o stresse e situações de burnout. A meditação possibilita uma maior consciência dos pensamentos, comportamentos, sentimentos e das ações e melhora a resolução de problemas.