Tipos de meditação

Apresento abaixo as meditações que posso guiar, em grupo (presencial e online) ou em privado. Também qualquer uma delas pode ser guiada em inglês. A meditação tem uma duração de entre 15 e 30 minutos, à exceção da meditação Osho Kundalini que dura 1 hora.

Meditação com japa

Trata-se de uma meditação com um aquietamento e relaxamento corporal e mental iniciais e onde se guia o praticante a repetir mentalmenteum japa, um conjunto de palavras, ou seja, uma frase curta ou até uma palavra só que poderá ser em sânscrito ou em português, como, por exemplo, Om, Om Ishaya Namah, Om Gam Ganapataye Namah, Paz, Eu sou paz, etc.
A repetição mental traz foco, tranquilidade e faz diminuir os pensamentos.
O mais interessante é conseguir reconhecer esse espaço de silêncio, essa quietude entre a repetição do japa.

 

Meditação de expansão

Após o aquietamento físico e mental, leva-se o praticante a visualizar algo maior do que ele próprio. Um local na natureza ou no cosmos, por exemplo. Ao expandirmos e sairmos do nosso pequeno mundo, tudo é relativizado e fica no seu devido lugar. As nossas preferências, às quais estamos tão arreigados, e os nossos gostos e aversões, que conduzem a nossa vida, deixam de ter a importância enorme pela qual nos regemos e trabalhamos uma qualidade fabulosa: a humildade.

 

Meditação sobre princípios éticos

O praticante já está tranquilo e com a mente mais recetiva quando o levamos a equacionar e a refletir um pouco sobre valores fundamentais da vida, por exemplo, a importância da verdade, da não-violência, da aceitação, de não roubar, da firmeza, do desapego, entre outros.

 

Relaxamento profundo/Yoganidra

Consiste numa meditação em que o praticante está confortavelmente deitado e aprende a relaxar todo o corpo imóvel, a deixar-se ir, a aprender a largar, a deixar o corpo “derreter” no chão. É uma técnica com algumas fases a respeitar, em que se induz a rotação da consciência para partes específicas do corpo, se cria uma visualização e a pessoa segue mentalmente, se assim entender, essas indicações procurando não só visualizar, mas sentir tudo o que se vai dizendo. O retorno é igualmente feito com cuidado e com tempo.

 

Meditação energética para cortar cordões não saudáveis

Nas nossas relações mais próximas e importantes (amigos, familiares) nem sempre as coisas estão perfeitas e saudáveis. Não queremos cortar com essas pessoas, mas apenas cortar laços, cordões não saudáveis. A relação é de amor, carinho, mas quantas vezes há ali algo a impedi-la de fluir e florescer. Nesta meditação guiada, leva-se o praticante a cortar os laços, as atitudes e as recordações prejudiciais para que a relação possa crescer e continuar mais agradável e amorosa.

 

Meditação de permissão e aceitação

Somos seres emotivos, porém muitas vezes nem sequer tentamos ver nem compreender as nossas emoções. É extremamente importante aceitar os sentimentos que surgem e não suprimi-los. Tentar ver qual a raiz, a origem dos mesmos. Nesta meditação propõe-se que o praticante reconheça o que está a acontecer, permita esta experiência, investigue com gentileza, tenha consciência e aprenda a não se identificar tanto com a experiência.

 

Meditação curativa da criança interior

Em determinada altura das nossas vidas, achamos que não somos suficientemente bons para desempenhar uma tarefa, alcançar um objetivo, iniciar um projeto, entre tantas outras coisas. Isso acontece com todas as pessoas deste planeta. Vemos defeitos em nós, não acreditamos em nós. Isso deve-se, por vezes, a alguma situação traumatizante, verdadeiramente marcante na nossa infância ou juventude.
Esta meditação condu-lo cuidadosa e amorosamente a essa situação com o intuito de ajudar a desbloquear o trauma e a mágoa, levando-o a compreender melhor a situação, agora com o distanciamento temporal e o entendimento próprio do adulto que já é.

 

Meditação integral

Desencadeia o observador dentro de nós. Aquietamos e reconhecemos o corpo físico, o emocional e o mental e reparamos que a mente está constantemente a alimentar histórias, o que devemos ou não fazer, ou seja, os padrões de pensamento normais do dia a dia. Contudo há algo mais do que a nossa mente: algo que reconhece o que se está a passar na mente e no corpo, a consciência, a testemunha, o observador e, com o tempo, aprendemos a não nos identificar tanto com as sugestões mentais.

 

Meditação restaurativa do corpo energético

O nosso corpo energético transporta consigo as emoções, feridas e traumas passados. Por vezes também o sentimos como que esgotado, por exemplo, quando carregamos emoções de outras pessoas, família ou amigos que estejam a sofrer, ou quando insistimos em fazer algo que vá contra os nossos limites e a nossa intuição, receamos dizer que não porque achamos que os outros não vão gostar ou aceitar e não os queremos magoar.
Existe uma maneira de restaurar o nosso corpo energético: através da meditação, acarinhando e alimentando a nossa alma.

 

Meditação de relaxamento

É uma simples, maravilhosa e suficiente forma de meditação através do relaxamento consciente por parte do nosso corpo, levando a atenção plena ao que nos vai sendo apresentado e à nossa respiração natural, aquela que acontece sem esforço nenhum da nossa parte. Basta isso para nos sentirmos muito mais serenos e felizes.

 

Meditação Osho Kundalini

É uma meditação giríssima e muito diferente e interessante. Tem a duração de 1 hora.
Toda ela é feita de olhos fechados, e é constituída por 3 partes distintas: numa primeira abanamos o corpo e dançamos livremente ao som de música muito alta. Na segunda parte, a música acalma e a meditação decorre sentada. Na terceira parte impera o silêncio total, escorregamos para o chão e terminamos a meditação deitados, com o corpo abandonado em contacto com o solo e completamente relaxados.

 

Meditação dos 4 elementos

Os nossos pensamentos (visualizações) podem curar o nosso corpo. Assim, a intenção é limpar e libertar o que já não nos faz falta através dos 4 elementos: terra, ar, água e fogo.
É uma terapia antiga tal como a milenar ayurveda e a medicina tradicional chinesa.

 

Meditação de amor e carinho

Induz-se o praticante a sentir a energia divina curativa que flui através dos chakras para todo o corpo e mente, bem como a energia recebida da Terra. Essas duas energias confluem no chakra cardíaco. A partir daqui, com a consciência no coração, levamos a pessoa a imaginar e a absorver um cenário composto pelas pessoas que mais ama e acarinha. Para além disso, procura-se que o praticante expanda uma energia de amor, gratidão e carinho para todos e tudo o que o rodeia, sabendo nós que todos estamos conectados, que todos precisamos uns dos outros e que tudo é um fluxo de energia.

 

Vipassana

É uma meditação budista e foi através da prática de vipassana que surgiu o mindfulness, designado por prática de atenção plena ou consciência plena, tornado muito popular no Ocidente pelo nova-iorquino e professor emérito de medicina Jon Kabat-Zinn.
Vipassana significa visão, perceção, conhecimento, uma consciência clara do que está exatamente a acontecer no presente momento.
É idealmente uma prática pessoal, que é ensinada ao praticante, e esta meditação pode ser feita a caminhar ou sentado.
Considero-a extremamente potente e reveladora, pois permite apreciar os nossos pensamentos e sentimentos ajudando a concluir que não somos os nossos pensamentos e que existe uma separação da mente. Esta prática ensina-nos o “não-apego”, para que sejamos, por exemplo, capazes de reconhecer os pensamentos que surgem, mas deixemos de estar totalmente apegados a eles. Assim como nos ensina a impermanência, ou seja, que tudo muda e nada perdura para sempre e, ao entendê-lo, a vida torna-se mais simples e agradável.